quarta-feira, julho 26, 2006

A ÁGUIA


"A águia empurrou gentilmente seus filhotes para a beirada do ninho.
Seu coração se acelerou com emoções conflitantes, ao mesmo tempo em que sentiu a resistência dos filhotes a seus insistentes cutucões.
Por que a emoção de voar tem que começar com o medo de cair?
Pensou ela. O ninho estava colocado bem no alto de um pico rochoso.
Abaixo, somente o abismo e o ar para sustentar as asas dos filhotes.
E se justamente agora isto não funcionar?
Ela pensou.
Apesar do medo, a águia sabia que aquele era o momento.
Sua missão estava prestes a se completar, restava ainda uma tarefa final: o empurrão.
A águia encheu-se de coragem.
Enquanto os filhotes não descobrirem suas asas não haverá propósito para a sua vida.
Enquanto eles não aprenderem a voar não compreenderão o privilégio que é nascer águia. O empurrão era o menor presente que ela podia oferecer-lhes.
Era seu supremo ato de amor.
Então, um a um, ela os precipitou para o abismo. E eles voaram!


Às vezes, nas nossas vidas, as circunstâncias fazem o papel de águia.
São elas que nos empurram para o abismo.
E quem sabe não são elas, as próprias circunstâncias, que nos fazem descobrir que temos asas para voar."
Autor desconhecido
Que possamos voar muito mais e alcançarmos os mais altos e longínquos objetivos. Sejamos felizes através da descoberta do poder de nossas asas!

segunda-feira, julho 24, 2006

Qualidade de vida

Qualidade de vida

Estar de bem com a vida, satisfação, equilíbrio, gostar do que faz... Podemos encontrar várias formas de descrever o termo “qualidade de vida”, que na verdade representa o bem estar físico, mental e emocional. É arte de viver em paz, o indivíduo consigo mesmo, com a natureza e com a sociedade.
Algumas pessoas podem achar que quando falamos de qualidade de vida estamos nos referindo somente a atividades que exigem sair da rotina, fugir do trabalho e das preocupações do dia-a-dia. Ou seja, estão muito longe da realidade daqueles que trabalham a semana toda e “não têm tempo”.
Ao que parece, ficou comum as pessoas se queixarem de stress ou depressão como conseqüências lógicas de quem trabalha muito, é responsável e se preocupa em estar sempre repleto de tarefas a cumprir.
Não podemos nos “acostumar” a adoecer ou a nos queixar da vida. Qualidade de vida envolve prevenção. Prevenir situações que nos prejudiquem a saúde.
Precisamos perceber que o ambiente que devemos preservar começa dentro de cada um de nós e vai, gradativamente, envolvendo e integrando todos os demais ambientes que nos cercam. As decisões que tomamos na vida como o tipo de trabalho que iremos desempenhar, os tipos de alimentos que ingerimos ou os relacionamentos que iremos cultivar são determinantes para nossa saúde.
Podemos iniciar então por atitudes simples que integraremos ao nosso dia-a-dia e que poderão nos auxiliar na garantia de nossa qualidade de vida. A simplicidade de admirar um dia de sol, conversar com os amigos despreocupadamente, exercitar o bom humor... Lembre-se: ser negativista ou mau humorado não resolve os problemas, mas pode abreviar seu dias. Decidir ser mais positivo garante-lhe mais saúde e disposição para lidar com as dificuldades da vida...
Gerenciar a emoção e os pensamentos também são formas de garantir a qualidade de vida. Governar suas emoções, direcioná-las para admirar a vida, perdoar-se mais, criticar seus pensamentos negativos, relaxar de vez em quando para espantar o cansaço e desacelerar o pensamento... Podemos desenvolver várias formas de melhorar nossa vida, todas elas dependendo de nossa própria vontade e decisão.
Não devemos nos esquecer da alimentação saudável, exercícios físicos e trabalho como fonte de realização. Isso mesmo. Trabalhar naquilo que realmente gosta ou encontrar no trabalho fonte de prazer é essencial para quem busca o equilíbrio. E assim como na vida pessoal, no trabalho precisamos estar preparados para possíveis frustrações, admitir que não somos perfeitos e que algum imprevisto não pode nos tirar do caminho de ser feliz, da qualidade de vida.
Tenha metas, sonhos a realizar. Eles são a nossa motivação natural em busca da satisfação. Sonhe muito, sonhe alto, mas tenha os pés no chão. Valorize seu potencial, o que você sabe e pode aprender. Crie oportunidades e não tenha medo de errar. Decida ser feliz hoje. E comece a agir para que isso aconteça.

Iniciando um projeto...

Finalmente coloco em prática um projeto que rondava minha cabeça há muito tempo...
Então a partir de agora utilizarei esse espaço para mostrar um pouco do que penso e interagir com quem quiser falar sobre psicologia, comportamento, qualidade de vida e tudo mais o que possa estar relacionado ao SER HUMANO.