quarta-feira, agosto 09, 2006

APAIXONE-SE

"Apaixonei" por esse texto que recebi hoje...

"Apaixone-se definitivamente pelo SEU SONHO. O sonho de ninguém deve ser mais apaixonante que o seu.
Apaixone-se pelo SEU TALENTO, mesmo que seu crítico insista para você escolher realizar outras coisas, mais "convenientes".
Apaixone-se mais pela SUA VIAGEM do que pela chegada a seu destino, pois só a viajem é garantida.
Apaixone-se pelo SEU CORPO, mesmo que ele esteja fora de forma, pois de "qualquer forma" ele é a única casa que você realmente possui.
Apaixone-se pelas SUAS MEMÓRIAS mais deliciosas, ninguém pode tirá-las de dentro de você e elas são excelentes fontes de inspiração em momentos de dor Apaixone-se PELAS BESTEIRAS SAUDÁVEIS que passam por sua mente entre um e outro momento de estresse, elas ajudam a sobreviver.
Apaixone-se PELO SOL, ele é fiel, gratuito, absolutamente disponível e dá prazer.
Apaixone-se primeiro POR ALGUÉM. Não espere alguém se apaixonar antes por você, só por garantia e segurança.
Apaixone-se PELA DANÇA DA VIDA, que está sempre em movimento dentro da gente, mas que, por defesas nós teimamos em algemar.
Apaixone-se mais PELO SIGNIFICADO DAS COISAS que você conquistar do que pelo seu valor material.
Apaixone-se por SUAS IDÉIAS, mesmo que tenham dito que elas não serviam pra nada.
Apaixone-se por SEUS PONTOS FORTES, mesmo que os pontos fracos insistam em ficar em alto relevo no seu cérebro.
Apaixone-se PELA IDÉIA DE SER VERDADEIRAMENTE FELIZ. Felicidade encontra-se de sobra nas prateleiras de seus recursos interiores.
Apaixone-se definitivamente POR VOCÊ!
APAIXONE-SE RÁPIDO!
O PODER DE DECISÃO SÓ PERTENCE A VOCÊ!"


Infelizmente não tenho o autor, mas podemos ver o quanto temos em nossas mãos o poder de nos tornarmos felizes!! Precisamos ter sempre a postura de quem DECIDIU ter uma vida feliz...

terça-feira, agosto 01, 2006

Autoconhecimento

Qualidade de vida depende muito do autoconhecimento, da auto-estima e do gerenciamento das emoções.
Para garantir o equilíbrio e bem estar físico, mental e emocional, precisamos primeiramente nos conhecer melhor. Autoconhecimento refere-se a perceber os próprios pensamentos, reações e emoções. Observar o que nos faz agir e como agimos, o que nos estimula mais, como temos agido em busca de nossos objetivos, os boicotes que nos colocamos...
É então uma auto-avaliação diária que permite crescimento constante, percepções mais claras e possibilidades de melhor relacionamento com as pessoas, seja no trabalho ou na vida pessoal. Basta parar por alguns segundos e fazer perguntas a si mesmo: O que eu fiz naquele momento? Por que fiz aquilo? Por falei daquele jeito? O que desejei falar e não falei? Por que não falei? Apesar de algumas perguntas não apresentarem respostas imediatas, o questionamento constante nos auxilia na percepção de nossas fraquezas e fortalezas interiores.
A auto-estima também nos leva à qualidade de vida. Na verdade, a auto-estima adequada, pois caso ela esteja rebaixada, estamos tomando o caminho inverso. E ao contrário do que alguns (ou muitos) pensam, auto-estima adequada não é aquele estado em que a pessoa se vê como alguém acima de todos. Consideramos auto-estima como a percepção que temos de nós mesmos como alguém competente em lidar com as situações que a vida lhe impõe e merecedor da felicidade.
É uma postura ativa de perceber suas qualidades e limitações, confiar na própria capacidade de aprender, desenvolver, aceitar-se, perdoar-se, ter objetivos claros na vida... A auto-aceitação e o autoperdão são mesmo determinantes em nossas vidas, principalmente vidas com qualidade. Ser um carrasco para si mesmo, culpando-se por tudo o que acontece e discriminando qualquer iniciativa nunca irá nos levar à rotina saudável e ao equilíbrio.
Por fim, gerenciamento das emoções não se refere a um privilégio dos monges budistas ou a algum “ser de nível elevado”. Pode ser um treino em nossas vidas buscando enfrentar nossas dores emocionais, protegendo a emoção e governando-a para ter esperança, para buscar o melhor, para superar as dificuldades. Criticar aqueles pensamentos pessimistas e destrutivos que surgem em nossas mentes afirmando que não somos capazes, que a vida é difícil e ruim etc. Determinar o próprio destino, mais produtivo, feliz e realizador.
Podemos ser chefes de nosso destino. Precisamos, porém, saber utilizar nossas emoções a nosso favor. Superando a ansiedade, utilizando-a como motor para nossas ações e na busca de novas conquistas. Vencendo o mau humor, encarando a vida como mais leveza e admirando as belezas de cada momento.
Percebemos que ter qualidade de vida não é ter uma vida perfeita. Mas conhecer a si mesmo, com grandes potenciais e várias dificuldades. Aceitar essas limitações e valorizar as virtudes. Cultivar as emoções positivas e fortalecedoras do nosso bem viver. Administrá-las para superar as barreiras que a vida nos impõe e comemorar cada vitória.