quinta-feira, janeiro 24, 2008

Qualidade de vida...

Estar de bem com a vida, satisfação, equilíbrio, gostar do que faz... Podemos encontrar várias formas de descrever o termo “qualidade de vida”, que na verdade representa o bem estar físico, mental e emocional. É arte de viver em paz, o indivíduo consigo mesmo, com a natureza e com a sociedade.
Algumas pessoas podem achar que quando falamos de qualidade de vida estamos nos referindo somente a atividades que exigem sair da rotina, fugir do trabalho e das preocupações do dia-a-dia. Ou seja, estão muito longe da realidade daqueles que trabalham a semana toda e “não têm tempo”.
Ao que parece, ficou comum as pessoas se queixarem de stress ou depressão como conseqüências lógicas de quem trabalha muito, é responsável e se preocupa em estar sempre repleto de tarefas a cumprir.
Não podemos nos “acostumar” a adoecer ou a nos queixar da vida. Qualidade de vida envolve prevenção. Prevenir situações que nos prejudiquem a saúde.
Precisamos perceber que o ambiente que devemos preservar começa dentro de cada um de nós e vai, gradativamente, envolvendo e integrando todos os demais ambientes que nos cercam. As decisões que tomamos na vida como o tipo de trabalho que iremos desempenhar, os tipos de alimentos que ingerimos ou os relacionamentos que iremos cultivar são determinantes para nossa saúde.
Podemos iniciar então por atitudes simples que integraremos ao nosso dia-a-dia e que poderão nos auxiliar na garantia de nossa qualidade de vida. A simplicidade de admirar um dia de sol, conversar com os amigos despreocupadamente, exercitar o bom humor... Lembre-se: ser negativista ou mau humorado não resolve os problemas, mas pode abreviar seu dias. Decidir ser mais positivo garante-lhe mais saúde e disposição para lidar com as dificuldades da vida...
Gerenciar a emoção e os pensamentos também são formas de garantir a qualidade de vida. Governar suas emoções, direcioná-las para admirar a vida, perdoar-se mais, criticar seus pensamentos negativos, relaxar de vez em quando para espantar o cansaço e desacelerar o pensamento... Podemos desenvolver várias formas de melhorar nossa vida, todas elas dependendo de nossa própria vontade e decisão.
Não devemos nos esquecer da alimentação saudável, exercícios físicos e trabalho como fonte de realização. Isso mesmo. Trabalhar naquilo que realmente gosta ou encontrar no trabalho fonte de prazer é essencial para quem busca o equilíbrio. E assim como na vida pessoal, no trabalho precisamos estar preparados para possíveis frustrações, admitir que não somos perfeitos e que algum imprevisto não pode nos tirar do caminho de ser feliz, da qualidade de vida.
Tenha metas, sonhos a realizar. Eles são a nossa motivação natural em busca da satisfação. Sonhe muito, sonhe alto, mas tenha os pés no chão. Valorize seu potencial, o que você sabe e pode aprender. Crie oportunidades e não tenha medo de errar. Decida ser feliz hoje. E comece a agir para que isso aconteça.

sexta-feira, janeiro 11, 2008

No meio do caminho tinha uma pedra

“O distraído nela tropeçou.
O bruto a usou como projétil.
O empreendedor, usando-a, construiu.
O camponês, cansado da lida, dela fez assento.
Para meninos, foi brinquedo.
Drummond a poetizou.
Já, David matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!”

(infelizmente desconheço o autor)

A vida nos oferece muitas oportunidades. Pode ser uma situação qualquer, uma característica de nossa personalidade, alguém presente na nossa vida...
Enquanto algumas pessoas tomam o caminho da queixa, reclamação e sofrimento, outras aproveitam o que há de melhor. Uma mesma coisa que nos acontece pode ter as mais variadas apresentações. Podemos perceber o que nos rodeia ou que está dentro de nós através de diferentes ângulos.
Por exemplo, há aquele que tem a habilidade de se comunicar bem, sem constrangimentos e que acaba se comportando como um bom orador, buscando falar bem com todos. No entanto, essa mesma pessoa poderia se tornar um arrogante “falador” que se expressa sem “papas na língua”.
Os tímidos também podem se comportar como ótimos observadores e atenciosos nas mais diversas situações. No entanto existem aqueles que se sentem inferiorizados por não falarem bem a todo momento.
A pessoa pode se valorizar pelo que é ou se inferiorizar diante das pessoas. Afirmo que “pode”, pois a maneira como nos comportamos diante das pessoas, contribui para a maneira como somos vistos. Ou seja: se você reclama de não ser respeitado por ninguém, experimente se colocar como alguém de mais valor.
Muitas pessoas são verdadeiros diamantes, mas se comportam como pedras toscas que são chutadas pelos outros ou um pedrinha sem graça que ninguém percebe. Existe um verdadeiro baú de preciosidades dentro de cada um. Mas como o poema diz, a diferença não está no que temos dentro de nós mesmos ou ao nosso redor, mas na forma como nos colocamos diante dos outros e de nós mesmos.
É querer justificar demais dizer que sempre se foi assim. Muito cômodo argumentar que não há como mudar.
O diamante, pelo que sei, é mais bonito e valorizado que outras pedras, mesmo com uma origem não tão fácil e acessível. Superou a sua forma inicial, foi separada do cascalho e depois lapidado. Poderia ter se mantido grudado na rocha ou se tornado uma pedra simples que apóia uma porta, por exemplo.
Prefiro porém que se faça a opção de ser uma pedra preciosa, de grande valor do que uma pedra qualquer que em alguns casos pode fazer mal aos outros ou a si mesma. Enfim, lapidar o que se é para ser melhor, mais feliz.