quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Do que somos capazes?

Acredito que as histórias podem ser uma importante ferramenta quando buscamos explicar ou entender o ser humano, suas reações, comportamentos, relacionamentos etc. Por isso, mais uma vez tomo a liberdade de utilizar uma historinha para poder iniciar nosso bate papo:
“Certa lenda conta que estavam duas crianças patinando em cima de um lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam sem preocupação.
De repente, o gelo se quebrou e uma das crianças caiu na água. A outra criança vendo que seu amiguinho se afogava debaixo do gelo, pegou uma pedra e começou a golpear com todas as suas forças, conseguindo quebrá-lo e salvar seu amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que você tenha quebrado o gelo com essa pedra e suas mãos tão pequenas!
Nesse instante apareceu um ancião e disse:
- Eu sei como ele conseguiu. Não havia ninguém ao seu redor para dizer-lhe que ele não seria capaz... “
Quantas vezes temos dado ouvido ao que as pessoas afirmam sobre nossa capacidade e nossas habilidades? Até que ponto o que os outros pensam e falam condiz com a realidade?
Muitas vezes o que sabemos e podemos não é tão previsível. O desempenho e a capacidade de uma pessoa podem ser variáveis. O que sempre fomos e fizemos não são necessariamente determinantes no que podemos fazer. Mudamos e nos superamos á medida em que buscamos isso.
Podemos nos surpreender com nossas reações justamente naqueles momentos em que deixamos um pouco de lado a opinião dos outros e seguimos nossa vontade, intuição e motivação. Supervalorizar a opinião dos outros ou a “ordem natural das coisas”, o que sempre foi feito, muitas vezes é um caminho de deixarmos de ser nós mesmos ou de descobrirmos novos talentos.
Mas afinal, do que somos capazes?
Como responder a essa tão complexa pergunta? Somos capazes de fazer aquilo que realmente acreditamos. Se eu acho que posso conseguir pouco, certamente será isso que conseguirei. Caso eu acredite em muito mais, será este o resultado. Já dizia Henry Ford: “Se você acha que você consegue ou acha que não consegue, de qualquer forma você está certo.”
Acreditar em si é o primeiro e mais importante passo para conseguir aquilo que se quer. A partir desse ponto é mais possível passar pelas dificuldades, ser mais persistente, chegar mais longe. Inúmeras barreiras nos são impostas. Não temos poder sobre muitas dificuldades e problemas. Mas por outro lado, nossa forma de perceber e encarar faz muita diferença.
Somos capazes de ser aquilo que queremos ser e lutamos para ser. Somos capazes de chegar onde queremos e determinamos chegar. Mais uma vez uma decisão e luta pessoal.
E você, do que você é capaz?