quarta-feira, setembro 13, 2006

AÇÃO X REAÇÃO

Certa vez um viajante que passava por uma cidade decidiu perguntar a uma pessoa que lá morava como eram as pessoas daquele lugar. Intrigada, a pessoa lhe perguntou como eram as pessoas da cidade de onde vinha. Ele afirmou que eram pessoas amargas, frias, ruins e cruéis. Aquela pessoa então afirmou:
“Pois fique sabendo que as pessoas dessa cidade também são assim! Cruéis e sem coração...”
Enquanto observava aquele viajante ido embora triste e queixoso, apareceu-lhe outro viajante que também o questionou sobre como eram as pessoas daquele lugar. Insistente fez-lhe a mesma pergunta. Como eram as pessoas da sua cidade? Desta vez ouviu uma resposta diferente. O viajante lhe disse em sua cidade as pessoas eram boas, alegras, otimistas e amigáveis.
“Pois fique sabendo que as pessoas dessa cidade também são assim! Alegres e de bom coração”
Satisfeito, aquele viajante decidiu permanecer naquela cidade. E a pessoa que lá morava ria consigo mesma: “Mal sabem eles que a resposta dessa pergunta são eles mesmos quem trazem...”
Pois bem, se formos prestar mais atenção, em grande parte das vezes o ambiente do qual fazemos parte somos nós mesmos quem o fazemos. A alegria e o acolhimento das pessoas geralmente são acionados pelo nosso comportamento, nosso jeito de agir e reagir.
No que se refere às relações interpessoais, a lei da ação e reação é válida e determinante. O modo como sou recebido ou tratado pelos outros muitas vezes é resultado da maneira como me apresento às pessoas.
Da mesma forma, tendemos a dar um melhor tratamento àqueles que nos consideram bem. Somos mais educados e pacientes com aqueles que assim nos tratam.
Percebendo essa característica do relacionamento humano, podemos verificar como estamos agindo e reagindo com as pessoas que nos rodeiam. E mais: como temos sido tratados pelos outros? Não estamos recebendo tratamento proporcional ao que temos investido nas pessoas e nas situações?
Muitas de nossas queixas poderiam ser amenizadas se procurássemos observar nossas ações antes de tudo. Se alguém não me considera muito, será que não é porque não tenho conseguido me colocar com mais firmeza? Se as pessoas tendem a me açoitar não seria porque desperto nelas essa reação ou permito que me ofereçam esse “tratamento”?
O mundo é amargo para aquele que assim o vê. As pessoas são bonitas e confiáveis para quem assim as percebem. Se quisermos um mundo melhor precisamos dar nossa contribuição e podemos começar percebendo e tratando tudo o que nos rodeia de uma maneira mais agradável.
E você, como tem percebido o seu mundo? Como o seu mundo percebe você?