terça-feira, setembro 04, 2007

De volta...

Sumi, desapareci!
Mas voltei!
Será que alguém anda lendo??
rsrsrs

Segue meu último texto:

Lapidando talentos
Contar com uma equipe bem montada hoje pode ser considerada uma das mais importantes exigências do mercado atual. Empresas produtivas são movimentadas por pessoas produtivas. Assim, torna-se essencial trabalhar bem os profissionais que estão levando a imagem da sua empresa e trazendo resultados a ela.
Mesmo procurando selecionar sua equipe através de critérios válidos e pertinentes, não é possível garantir que os resultados serão sempre satisfatórios. Encontramos muitos casos de profissionais com ótimo perfil que não conseguem se adaptar à função, à equipe ou à empresa. Existem também, é claro, aqueles com perfil não tão bom assim... E muitas vezes esses podem surpreender positivamente.
Isso se deve tanto à atitude de cada um querer buscar oferecer o melhor para a empresa e para si mesmo enquanto profissional, quanto do papel que a liderança tem na condução desse profissional.
Falando em termos de liderança, a postura daquele que está à frente da equipe de trabalho, seja o proprietário da empresa ou um funcionário com a função de gerenciar, é primordial para a obtenção de resultados. Acompanhar, incentivar e cobrar resultados estão entre as tarefas do líder.
Caso seja um funcionário novo na empresa, receba-o bem, apresente-o a todos, mostre a rotina do trabalho. Evite “jogá-lo” no trabalho antes que esteja ambientado.
Mostrar ao funcionário o que se espera dele pode ser considerado um dos primeiros passos. Deixe claro o que é permitido e o que não é, qual a atitude que se espera dele, quais suas tarefas e responsabilidades, prepare-o para situações problema. Certifique-se de que foi compreendido, ouça o que ele tem a dizer.
Utilize do treinamento como uma ferramenta. Ensine, capacite seu pessoal. Geralmente não encontramos profissionais “prontos” e por mais que tenham experiência, cada empresa apresenta suas peculiaridades, sua forma de fazer.
Acompanhe o desempenho de cada um observando, orientando, ajustando aquilo que ainda não está de acordo. Dê feedback, mostrando de forma construtiva o que não está caminhado bem. Elogie os avanços de cada um, mas critique em particular (evitar a presença de terceiros) mostrando a conduta esperada.
Evite ser agressivo ao falar evitando ressentimentos na equipe, mas cuidado para não ser “bonzinho” demais, permitindo que continuem agindo de uma forma que acredita não ser a correta. “O combinado não é caro”, diz o ditado. Uma vez que já foi claramente definido o que é esperado por ele, o que é permitido ou não na empresa, não há razão para que não sejam cobradas melhorias.
Cultive um ambiente agradável, de harmonia, bom relacionamento. Seja cordial com todos, saiba ouvir e falar quando necessário. A motivação da equipe acontece também quando o ambiente é favorável.
As pequenas atitudes diárias fazem com que sua equipe vá se ajustando de acordo com o que você almeja e os resultados aparecem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante...
:D

Cassia disse...

ah�!!! t� vivo esse blog, hein??? eu bem q passo por aqui direto, mas tava um marasmo...