quarta-feira, março 05, 2008

MULHERES MARCANTES


É sempre muito bom receber homenagens e durante essa semana nós mulheres estivemos em alta. A comemoração ao Dia Internacional da Mulher acaba nos proporcionando momentos bons, seja com um singelo e sincero cumprimento ou mesmo manifestações mais intensas.
E o assunto rola por um bom tempo sobre a importância que temos para a família, escola, trabalho, sociedade. Elogios merecidos, comentários muito bons de ser ouvidos, mensagens muito bem vindas. Reconhecimento é sempre válido e esperado.
Assim como outras datas comemorativas um dos inconvenientes é que passados alguns dias, cai-se no esquecimento. Mas o que julgo também muito importante é refletir sobre a classificação ‘mulher’. Basta ter nascido nesse gênero para merecermos homenagens. Nada mais justo, por sermos batalhadoras e vencedoras em vários aspectos.
Mas não deveria bastar. Prefiro elogios como ‘mulher talentosa’, ‘mulher determinada’ ou outra característica marcante. Ser mulher é ótimo, mas melhor ainda é desenvolver habilidades que engrandeçam esse nosso privilégio de ser femininas.
Na verdade, por mais polêmico que possa soar falar nisso durante uma semana como essa, contentar-se em ser mulher parece-me comodismo. Mereço reconhecimento por ser mulher e pronto? Basta essa classificação?
Como disse, prefiro reconhecimentos que vão além e creio que muitas que conheço, também. Persistência, superação, humildade, doação, desprendimento, força, inteligência e o que mais quer que seja. A delicadeza de algumas, a simplicidade de outras, o dinamismo e outras tantas habilidades sempre combinam com o ‘substantivo mulher’. Fica mais completo e sei que muitas de nós nos destacamos por esses adjetivos.
Admiro sempre mulheres que através de sua natureza feminina desenvolvem-se mais, fazem por merecer elogios e méritos. A mãe dedicada, a irmã amiga, a profissional determinada, a esposa companheira... e outras tantas que nem esperam esse reconhecimento.
São o que são por desejarem ser assim, por acharem ser óbvio demais querer ser uma pessoa melhor a cada dia. Esperam ser por elas mesmas e pelas pessoas que amam. Não se contentam em ser apenas mais uma, mas acabam sendo marcantes no que são.
Marcam positivamente a sua própria vida, a vida dos outros, a família que pertencem, a sociedade onde estão, o mundo que as rodeia. Não são necessariamente grandes feitos como um prêmio Nobel, mas alcançam suas vitórias diárias e as conquistas de suas vidas.
Mulheres maravilhosas por serem pessoas maravilhosas. Um merecido abraço a cada mulher marcante durante essa semana. Àquelas que além de merecerem os méritos de serem mulheres são também pessoas marcantes. Merecido reconhecimento em todos os dias que fazem de suas vidas diferentes e especiais.

Um comentário:

Anônimo disse...

e horrivel o comentario