sábado, fevereiro 19, 2011

(Auto)Confiança




Há meses tenho estudado sobre confiança, especificamente aquela que desenvolvemos em relação à empresa onde trabalhamos.

Teóricos importantes buscam se conciliarem em relação a uma definição comum a todos, ainda sem êxito.

Pois bem... Sabe-se que o ato de confiar depende tanto de quem confia quando da pessoa na qual a confiança será depositada, existindo sempre o risco de que não dê certo.

Apesar de a predisposição por confiar contribui para que uma pessoa confie na outra, está presente a sensação de vulnerabilidade, de se estar à mercê do outro...


Mas não vou ficar aqui tecendo comentários teóricos sobre a confiança. Em breve (se Deus quiser!!) estarei com minha dissertação concluída e aí sim essa discussão poderá se delongar um pouco mais.


O que me deixa intrigada é se eu que cheguei a esse tema ou se foi ele quem me escolheu... Avaliando bem, sempre fui muito crédula em relação às pessoas, acredito que estejam falando a verdade ou que estejam com boas intenções...

Mas quantas vezes me decepcionei!! Será que deixarei de acreditar ou continuarei confiando e confiando?

Percebo agora, enquanto escrevo, que o problema nem seria confiar demais nos outros, mas confiar "de menos" em mim mesma. Desconfiar do meu potencial, considerar que estou em desvantagem em relação às outras pessoas é que tem me preocupado....

Auto-confiança é essencial para a vida, em todas suas esferas (profissional, emocional, social, acadêmica...). Para que ela se desenvolva, é preciso buscar o autoconhecimento, ouvir nossa voz interior que nos mostra nossos limites e nossas capacidades.

Estou mesmo disposta a começar nova fase, a acreditar um pouco mais em mim para que eu consiga me sair melhor e possa ter orgulho das minhas conquistas... Eu vou chegar lá!!


E você, tem confiado em si mesmo?



"Se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo..."(o bom e velho Renato Russo)

Um comentário:

Helen De Rose disse...

"Auto-confiança é essencial para a vida, em todas suas esferas (profissional, emocional, social, acadêmica...). Para que ela se desenvolva, é preciso buscar o autoconhecimento, ouvir nossa voz interior que nos mostra nossos limites e nossas capacidades." Tudo isto resume seu texto, por saber da minha vivência nessas áreas da vida. Muito já confiei e tive que desconfiar para obter sucesso. Lidar com nossos questionamentos e com as atitudes de outras pessoas diante de nós é algo que vamos aprendendo com o tempo. Todos desejam sempre levar vantagem em cima dos outros nas ações de cada dia, neste contexto, o conhecimento profundo do ser humano e todos os seus meios de camuflar suas intenções, é relevante. Por isso sempre tive essa frase em meu pensamento: Conhece-te a ti mesmo. Conhecendo-se profundamente, você saberá como lidar com a confiança e desconfiança. Adorei seu blog, suas palavras e idéias, até mais ler. Bastante sorte e sucesso pra você!